Bacharelado em Enfermagem
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Resultados da Pesquisa
Item O USO DO ARIPIPRAZOL NO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA(2023-12-11) Oliveira, Ricardo Ribeiro de; Noleto, Thaís de AlmeidaO transtorno do espectro autista (TEA) foi descrito primeiramente pelo Dr. Leo Kanner em 1943 e é caracterizado por déficits na interação social e comunicação, que provoca prejuízos significativos no desenvolvimento da criança. Pessoas com autismo seguem padrões de rotinas repetitivas e ficam perturbadas quando algum acontecimento modifica ou interrompe sua rotina. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo a ampliação do conhecimento sobre o autismo, através da enumeração dos níveis, descrição dos sinais, sintomas e etapas do desenvolvimento, além da explicação sobre a utilização do aripiprazol no tratamento farmacológico deste transtorno. A pesquisa possui caráter exploratório com o intuito de intensificar e estender o estudo do tema em questão, onde são apresentados os principais fatores do TEA. Diante dos resultados esperados, busca-se facilitar o acesso ao conhecimento sobre os principais aspectos do transtorno autista, bem como a elucidação do tratamento do meio do medicamento aripiprazol. Por este motivo necessita-se da divulgação do tema para intensificar o conhecimento a respeito do autismo.Item BENEFÍCIOS E RISCOS DO USO DE RISPERIDONA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA(2023-12-19) Costa, Sara Oliveira da; Rodrigues, Vitória BorgesA criança autista caracteriza-se por apresentar uma variedade de diferenças no desenvolvimento social, comunicativo e comportamental em comparação com seus pares neurotípicos. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurobiológica que afeta o funcionamento do cérebro e pode se manifestar de maneiras diversas, resultando em um amplo espectro de habilidades e desafios. A pesquisa teve como objetivo evidenciar quais são os benefícios e riscos do uso de risperidona em crianças com TEA. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizado uma revisão da literatura, assim, esta pesquisa se classifica como bibliográfica, além de se tratar de uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e possuir um nível de profundidade exploratória. Quanto aos desfechos obtidos, a pesquisa destacou que a administração de risperidona em crianças autistas demanda uma abordagem integrada com uma equipe multiprofissional. O estudo evidenciou riscos significativos associados ao uso desse medicamento, sublinhando a importância de uma supervisão cuidadosa por parte de profissionais de diversas áreas da saúde. A pesquisa mostrou que a ciência já validou benefícios substanciais relacionados ao seu uso, destacando a necessidade de uma avaliação equilibrada e informada para garantir que os potenciais benefícios sejam otimizados, enquanto se minimizam os riscos associados.